Um pouco sobre mim
Antes de criar esse produto, já havia tentado anteriormente criar outras soluções e serviços, mas confesso que nunca terminava os projetos, ( mal de desenvolvedor ), sempre codificando e codificando, e derepente alguns dias sem motivação são o suficiente para o projeto cair no esquecimento. Então nunca havia chegado na parte final, VENDER o que meu produto propunha a entregar, ficando aí uma enorme lacuna de aprendizado.
Como cheguei na idéia
Navegando atráves de alguns diretórios como costumo fazer, atrás de idéias e projetos interessantes que possam se tornarm negócios, utilizei um certo filtro de MRR de 20k + para acompanhar os projetos mais lucrativos de saas, encontrei um específico, ridículamente simples, no nicho Pet, até aí o que eu sabia sobre, era que este nicho estava muito em alta, com diversas startups recebendo aportes.
Fonte: Sebrae
Sabia que se eu começasse a codar era algumas semanas para o projeto cair no esquecimento, e virar apenas mais um repositório, então decidi optar por primeiro validar criando uma landing page e colocando para rodar, no estilo MVP concierge, modelo esse usado no MVP do Airbnb – e é quando a solução ao problema do usuário é entregue manualmente. Sem códigos, direto ao ponto.
Até a construção
Até aí meu “micro-saas” não passava de uma landing page criada no Elementor ( aliás, minha primeira vez usando ), em que caso houvesse uma venda, eu entregaria o produto manualmente, e se validado partiria para a programação para escalar e vender sem interferências externas.
Eu queria construir rápido, e um dos grandes problemas que vejo de outros colegas desenvolvedores, e meu, até um tempo atrás, ao criar produtos é tentar resolver tudo com códigos, arquiteturas e ferramentas complexas e de alta escalabilidade para coisas simples e rápidas. Eu mesmo demorei, para entender e parar de perder tempo com isso. Utilize as ferramentas certas para seus fins apropriados.
Demorei cerca de 2 dias para ajeitar e deixar do jeito que queria, copiei algumas imagens, layouts, um pouco de Canva para editar as imagens. Uma conta free com email no Zoho para deixar mais profissional.
A parte de pagamento foi a mais demorada, como eu nunca havia chegado nessa etapa, não sabia bem o que utilizar para o checkout, tentei o Woo Commerce, me pareceu mais uma gambiarra, pulei para Stripe, o checkout transparente era feio demais, precisava de algo mais personalizável, então encontrei a Yampi, excelente para o que eu precisava e sem códigos, algumas configurações e estava pronto o link de pagamento.
Marketing e a primeira venda
Criei uma página no instagram, peguei umas imagens da internet, editei, e começei a postar e seguir pessoas do meu nicho, logo começou a aparecer seguidores, mas eu precisava de um público realmente interessado no que eu tinha para vender, então usei o trafego pago para impulsionar algumas publicações. E logo no terceiro dia conversando com leads interessados que vinham até o direct, consegui fechar a primeira venda.
O que eu aprendi
Vale ressaltar que meu produto não era de recorrencia, e sim de compra única e de baixo preço R$ 9,90. O que logo me ensinou minha primeira lição. Um produto de baixo valor é mais fácil de vender, mas por outro lado o seu custo de trafego pago continua o mesmo, por exemplo CPC (custo por clique) do meu anuncio estava em torno de R$ 0,50, então a cada 20 pessoas que clicam no meu anuncio ou interagiam eu teria que vender 1 produto para ficar no zero a zero, o que achei um pouco apertado, de um lado a barreira de compra do cliente pelo preço, era baixa, mas o valor agregado do meu produto também.
Não tinha grandes expectativas, mas foi um bom aprendizado, no momento parei os anúncios, pois como mencionei, o CAC (custo de aquisição de cliente), estava inviável, esse teste que fiz foi de apenas 1 semana e focado no Instagram. Pretendo realiza-lo novamente com algumas configurações nos anuncios um pouco mais acertivas e otimizadas, pois também é uma área complexa, e exige certo conhecimento para colher bons resultados.
Lembre-se, se o projeto que você esta desenvolvendo precisa de muitas horas de código e exige certa complexidade para desenvolver o MVP, provalvemente ele não se enquadra no conceito de micro-saas, e você vai ter muito mais trabalho para vender (sozinho),
Venda primeiro, antes de pensar em abrir seu editor de código
muito bom!